Instalando Discord com Electron 16.2.8 no Ubuntu 22.04

Linux 5 de Junho de 2022 às 13:23

Infelizmente o aplicativo do Discord para Linux encontra-se numa situação um tanto quanto deplorável. Utilizando uma versão muito antiga do Electron, o app possui sérios problemas de performance, o que faz com que sua utilização seja um tanto quanto desagradável.

No entanto, é possível atualizá-lo usando uma versão mais recente do Electron, um framework que permite a execução de aplicativos web como se fossem feitos para desktop, em grosso modo, um navegador sem abas e barra de endereço.

Para fazer sua instalação, primeiro remova qualquer versão previamente instalada do Discord, incluindo seus atalhos caso os mesmos tenham sido criados manualmente. Em seguida, o script abaixo poderá ser usado para instalar o Discord com o Electron 16.2.8

Você pode baixar e executar o script usando o comando abaixo:

wget https://gist.githubusercontent.com/dev-rfc/a576906b0db2043c61c4be39159b6b7a/raw/discord-setup-electron.sh -O discord-setup-electron.sh
chmod a+x discord-setup-electron.sh
sudo ./discord-setup-electron.sh

Após a instalação, o Discord estará disponível para ser usado normalmente. É possível notar algum ganho de performance ao usar a nova versão do Electron.

Esta abordagem também é diferente do pacote discord_arch_electron disponível no AUR, pois neste caso, ao invés de modificar o arquivo app.asar do Discord para usar o Electron do sistema, nós provemos um binário pré-compilado mais recente, mantendo todos os caminhos do sistema padrões com o pacote original.

Embora hajam versões mais recentes do Electron, só foi possível usar o Discord na versão 16.2.8, versões superiores à 17.x.x não funcionam com o app.asar do pacote na versão 0.0.18, demandando uma reescrita do aplicativo para correção das incompatibilidades.

Vale lembrar que o overlay do Discord e algumas outras funcionalidades não encontram-se disponíveis para Linux, independente da versão Electron utilizada.

Atualizações do Discord

Em raras ocasiões, o Discord irá liberar atualizações e exigir que você baixe novamente o .deb, neste caso, você poderá editar o script e apontar a nova versão disponível para refazer a instalação.