Configurar uTorrent – aumentar velocidade sem derrubar a Internet

Informática 16 de Novembro de 2019 às 13:42
Atualização 08/07/2020: Quando escrevemos este artigo, o uTorrent ainda era um bom cliente torrent, no entanto, hoje ele está repleto de anúncios e sua instalação pode conter programas indesejados. Há um link para uma versão antiga do uTorrent que não contém anúncios, no entanto esta versão pode conter vulnerabilidades por conta de ser muito antiga, portanto não recomendamos mais seu uso. Uma alternativa ao uTorrent é o qBitTorrent, um cliente leve e de código fonte aberto que oferece os mesmos recursos e é constantemente atualizado, e o melhor de tudo, sem anúncios. Em breve faremos um artigo sobre ele.

Artigo original

Ao baixar um torrent você também é responsável por envia-lo, sendo assim é uma rede onde praticamente todos os computadores enviam e recebem partes de arquivos, uns para os outros, por isso é importante fazer sua parte na configuração de seu cliente torrent.

Algumas pessoas não tomam os cuidados necessários para baixar estes arquivos e seguem tutoriais na Internet que prometem otimizar o uTorrent com valores absurdos, logo recomendam aplicar um valor muito alto para conexões, o que realmente pode ajudar a melhorar a velocidade do torrent, porem tornar a internet instável durante o download.

Quando você determina aceitar muitas conexões, seu computador sofre uma sobrecarga delas. Se este número for ultrapassado, a rede não consegue gerenciar tantas conexões e então resulta numa queda ou inacessibilidade de diversos sites enquanto o download está sendo efetuado.

Utilizando a versão correta

Neste tutorial a configuração é feita com o cliente uTorrent, porem a lógica é a mesma para todos os outros clientes.

Configurando o uTorrent

Para começar, procure o menu "Opções" e clique em "Preferências", em seguida siga as etapas.

1) Ajustando o controle de banda

Localize no painel esquerdo o item "Controle de banda" ou "Bandwidth" e configure as conexões de acordo com a figura 1.

Figura 1 - Controle de banda

Com estas configurações, seu cliente irá utilizar no máximo 40kB/s de upload e o máximo possível para download, porém se limitando em 120 conexões, e  em casos de vários downloads paralelos, limitar cada um deles em 60 conexões.

2) Ajustando opções do BitTorrent

No painel esquerdo, clique em "BitTorrent" e deixe suas configurações assim como da figura 2.

Figura 2 - BitTorrent

Desta forma seu cliente utilizará de conexões criptografadas sempre que possível, e permite realizar diversos recursos fundamentais para o compartilhamento P2P.

3) Configurações da fila (Queueing)

Nesta sessão, serão configurados os valores para a execução da fila do uTorrent, defina-os como na figura 3.

Figura 3 - Controle de fila do uTorrent

Com estas configurações o uTorrent irá se limitar a somente 2 downloads paralelos e 100% de taxa de semeação.

4) Configurações avançadas

As configurações avançadas são de grande importância neste tutorial, principalmente para acelerar a velocidade de início dos downloads e gerenciar o número de conexões suportadas pelo cliente.

Figura 4 - Configurações avançadas do uTorrent

Localize "Avançado" ou "Advanced" no painel esquerdo. Em seguida procure e altere os seguintes itens:

  • bt.connect_speed, altere para 80 e clique em definir.
  • net.max_halfopen, altere também para 80 e clique em definir.

Considerações finais

  • Se estiver fazendo um download enquanto aplica as alterações, é provável que sua velocidade irá cair até que as novas configurações tenham efeito.
  • Caso o download fique mais lento, volte seu uTorrent para as configurações anteriores.
  • Com as novas configurações, será possível usufruir de alta velocidade de transferência de arquivos e não derrubar sua conexão com a internet.
  • Prefira versões mais antigas do uTorrent como a 2.2.1 que não possui anúncios e tem a mesma funcionalidade que as versões atuais.

Renan Cavalieri

Analista de Sistemas e autor do tecdicas