O FidelityFX Super Resolution, mais conhecido como FSR, é uma tecnologia da AMD que faz com que jogos executados em resoluções inferiores, tenham a qualidade gráfica similar ao que teriam se estivessem sendo executados em resoluções superiores, realizando um upscaling através de IA, esta tecnologia permite que você ganhe mais quadros por segundo (FPS) sem ter que abrir mão da qualidade visual.
Embora seja uma tecnologia da AMD, seu uso pode ser forçado para qualquer título, mesmo para aqueles que não dão suporte ao FSR, independente de qual placa de vídeo você utilize, a única restrição é de que o jogo precisa estar sendo executado através do Vulkan (isto inclui títulos DirectX que são executados através do DXVK), portanto, quase todos os jogos podem se beneficiar do uso do FSR.
Ativando o FSR através do Steam
Para usar o FSR no Steam, você precisa ativar o Proton para todos os títulos, e realizar a instalação do Proton-GE, uma build personalizada do Proton com diversas melhorias, incluindo o FSR.
Faça download do Proton-GE em sua página do GitHub. Neste artigo estaremos usando o GE-Proton7-16.tar.gz, porém você pode utilizar a última versão disponível.
Após o download, abra o terminal, e execute os comandos abaixo para criar o diretório na instalação do Steam e extrair o Proton-GE para o diretório criado.
mkdir -p ~/.steam/root/compatibilitytools.d
cd ~/Downloads
tar -xf GE-Proton7-16.tar.gz -C ~/.steam/root/compatibilitytools.d/
Em seguida, reinicie o Steam e acesse suas configurações, no item "Steam Play", marque a caixa "Ativar Steam Play para todos os outros títulos" e selecione GE-Proton. Salve as configurações e reinicie novamente

Agora basta forçar o uso do FSR em qualquer título usando as opções de inicialização.
- Clique com o botão direito no título desejado.
- Clique em propriedades
- Informe o comando WINE_FULLSCREEN_FSR=1 %command% no campo "opções de inicialização"

Você também pode configurar a intensidade do FSR usando a opção WINE_FULLSCREEN_FSR_STRENGTH=2, onde "2" é a intensidade desejada. Combinando com as outras opções já previamente informadas, o comando ficará da seguinte forma:
WINE_FULLSCREEN_FSR=1 WINE_FULLSCREEN_FSR_STRENGTH=1 %command%
Feito isto, basta lançar o jogo e selecionar uma resolução de acordo com a tabela abaixo:

Importante: Certifique-se de executar o jogo em tela cheia! Executar em modo "janela sem bordas" não fará uso do FSR. Também certifique-se de não estar executando o jogo em uma partição NTFS, visto que o Proton tentará criar símbolos que não são suportados no sistema de arquivos, levando à problemas de desempenho ou até mesmo a não execução do título.
Ativando o FSR através do Lutris para jogos "não Steam".
O Lutris é um gestor de jogos (similar à um launcher) que permite a execução e configuração de jogos, tanto nativos quando através do Wine. Para instalar o Lutris em qualquer distribuição baseada no Ubuntu 22.04, basta executar a linha de comando
sudo apt install lutris --install-recommends
Em seguida, instale o jogo que deseja, o que pode ser feito manualmente ou através do website Lutris, que contém diversos scripts que auxiliam na configuração de jogos. Neste exemplo estaremos utilizando o script para instalar o launcher da Origin para executar Crysis 3.
- Selecione o jogo que deseja ativar o FSR, clique com o botão direito e clique em "Configure".
- Vá até a aba "Runner Options" e cerifique-se de estar utilizando o "lutris-fshack-X.XX", onde a versão deve ser no mínimo a 6.13.
- Ative o FSR usando as opções disponíveis na página e salve.

Basta executar o jogo e selecionar uma resolução em tela cheia de acordo com a tabela especificada anteriormente e você já estará utilizando o FSR.