Como instalar o .NET Framework 3.5 offline no Windows 10

Informática 16 de Novembro de 2019 às 17:23

O .NET Framework é um poderoso framework de desenvolvimento da Microsoft. Sua utilização para usuários finais é obrigatória para executar os sistemas que foram desenvolvidos sob esta framework. No entanto as versões mais antigas não são inclusas por padrão no Windows 10, sendo necessário realizar sua instalação de forma manual.

Para instalar o .NET Framework 3.5 no Windows 10 sem ter uma conexão com a internet, é necessário possuir alguma imagem de instalação do sistema com a mesma arquitetura que a sua instalação atual. Ou seja, para sistemas 32-bit, você deverá ter uma ISO ou DVD de instalação do Windows 10 de 32-bit, o mesmo é válido para edições 64-bit do Windows.

Os pacotes de instalação já estão na imagem do Windows, portanto não é necessário se conectar com a internet.

Instalando o Net Framework no Windows 10 Offline

  • Insira o DVD de instalação ou monte a imagem ISO com um duplo clique.
  • Abra o Prompt de Comando do Windows como administrador (botão direito, executar como administrador)
  • Copie e cole o comando destacado no quadro abaixo, alterando apenas a unidade de instalação do Windows para o correspondente em seu computador.
Dism /online /enable-feature /featurename:NetFx3 /All /Source:E:\sources\sxs /LimitAccess

Lembre-se de alterar "E:" para a unidade correspondente em seu computador, em seguida execute o comando e aguarde o término. O processo deve demorar alguns minutos e em seguida já será possível utilizar os programas que pedem que o .NET Framework 3.5 seja instalado.

Renan Cavalieri

Analista de Sistemas e autor do tecdicas