No GNU/Linux, cada usuário pode ter permissões diferentes de acordo com os grupos que pertencem. Estes grupos são meios de agrupar usuários que possuem privilégios em comum, como acesso a arquivos ou privilégios do sistema.
Os usuários costumam ter uma pasta chamada "home", local onde todos os seus arquivos ficam armazenados, enquanto os grupos não possuem diretórios exclusivos, pois fazem parte apenas do sistema de permissão UNIX.
Adicionando usuários
Para adicionar um usuário comum que possa fazer login no shell do sistema, utilize o comando abaixo, alterando o nome do usuário e o diretório.
adduser renan -home /home/renanApós digitar o comando, será necessário informar a senha do novo usuário e algumas informações pessoais opcionais.
Porém nem sempre é necessário que um usuário tenha acesso ao shell do sistema (em outras palavras, ao "prompt de comando" do GNU/Linux). Este é o exemplo de contas de websites e usuários FTP, que podem fazer login em outros aplicativos como o proftpd, porém não podem acessar o shell do sistema.
Neste caso o comando deve ser alterado para a seguinte sintaxe.
adduser tecdicas -shell /bin/false -home /home/tecdicasDeste modo o usuário não terá acesso ao shell do sistema.
Removendo usuários
Para remover um usuário e preservar seus arquivos, digite o comando abaixo, adaptando para suas necessidades.
deluser renanSe não houver necessidade de preservar os arquivos do usuário, poderá excluir junto ao seu diretório home.
deluser --remove-home renanGerenciando grupos
Para criar um determinado grupo, o comando abaixo é o suficiente.
addgroup usuariosftpE para remove-lo:
groupdel usuariosftpGerenciando usuários dos grupos
Para verificar se o usuário pertence a determinado grupo, é necessário apenas digitar o comando group e em seguida informar o nome do usuário,
groups renanSe deseja adicionar um usuário a um grupo existente, apenas digite o comando usermod -a (append) -G (group) e informe o nome de seu usuário e o grupo desejado.
usermod -a -G usuariosftp renanE para remove-lo do grupo:
deluser renan usuariosftpCom os comandos demonstrados acima é possível gerenciar o seu servidor, adicionando ou removendo usuários e grupos, porém é importante ressaltar que estes comandos são válidos apenas para o sistema GNU/Linux Debian, pois outros sistemas podem conter comandos diferentes.