O “modo noturno” é conhecido por facilitar a leitura de textos quando não há luz ambiente. Para reduzir os danos aos olhos causados pelo brilho do monitor. esta função inverte as cores e possibilita que a maior parte da tela fique escura, proporcionando uma leitura mais fácil em ambientes sem iluminação.
Há duas formas de se realizar o procedimento, a primeira envolve os sistemas operacionais Windows 7, Windows 8 e Windows 10, que consiste em inverter as cores da tela, já para as versões mais recentes como o Windows 10 Creators Update, consiste em aplicar um filtro para diminuir a luz branca da tela.
Windows 10 Creators Update
A versão "Creators" do Windows 10 possui um recurso melhor para visualização de textos, aplicando filtros para reduzir o branco sem ativar a inversão de cores.
Para ativar, é necessário que seu Windows 10 esteja na versão Creators Update, em seguida, siga os passos:
- Abra as configurações do computador.
- Navegue até sistema.
- Na parte esquerda da tela, clique em "Tela"
- Localize e ative o a "Luz noturna".
Para desativar, basta desmarcar a "Luz noturna"
Versões anteriores do Windows
As versões anteriores do Windows não possuem um modo noturno, no entanto é possível usar a inversão de cores para simular o efeito, embora isso faça com que imagens também fiquem invertidas. Para isso, siga os seguintes passos.
- Abra o menu iniciar de seu computador e procure por "Lupa"
- O programa irá aumentar sua tela em 200%, basta clicar no ícone de menos até voltar ao 100%.
- Clique em opções (ícone de ferramenta) e marque a caixa "Ativar inversão de cores".
- Instantaneamente, o modo noturno será ativado.
Para desativar o modo noturno, repita o processo e desmarque a caixa "Ativar inversão de cores'.
Vale lembrar que o aplicativo "Lupa" deve ficar aberto enquanto estiver utilizando este modo. A principal desvantagem para esta técnica é que todas as imagens serão invertidas junto ao texto.