O protocolo SSH se popularizou com o crescimento pela demanda dos servidores virtuais privados (VPS). Através dele é possível controlar um computador remoto que esteja executando o servidor SSH, podendo executar comandos, ler arquivos, e obter controle total sobre o mesmo.
Empresas de hospedagens de sites que trabalham com serviços clouds e VPS, costumam disponibilizar aos seus clientes o endereço IP, login e a senha do servidor, porém o que muitos usuários ficam em dúvida é sobre o que fazer com esses dados.
O processo para acessar um servidor varia de acordo com o seu sistema operacional.
Acessando pelo Windows
Caso você seja um usuário Linux e precise acessar um servidor através do protocolo SSH, é necessário baixar um programa conhecido como Putty.
Após sua instalação, abra o programa e preencha o hostname com o IP desejado e pressione "Open". Em seguida você será questionado sobre seu usuário e senha, ambos não serão visíveis ao digitar, dando a falsa sensação de que nada está sendo digitado, apenas pressione enter ao digitar o usuário e repita o mesmo para senha.
Caso o login tenha sucesso, agora você estará dentro de seu servidor VPS.
Acessando pelo Linux
Abra o terminal do sistema e digite o comando abaixo substituindo o usuário e IP.
ssh [email protected]
Caso seu usuário seja "joao" e seu IP seja "205.32.47.8" o comando ficaria assim:
ssh [email protected]
Você será questionado sobre sua senha, e caso o login esteja correto, estará dentro de seu servidor VPS.
Acessando servidores usando uma chave SSH
Caso o seu servidor precise de uma chave SSH para ser acessado, veja nosso tutorial de como gerar e utilizar chaves SSH.