Para se conectar a um servidor remoto para realizar uma transferência de arquivo pelo protocolo FTP, é necessário um cliente que possa realizar a comunicação e o gerenciamento de envio destes arquivos.
De forma geral, existem excelentes clientes FTP disponíveis para serem baixados de forma gratuita. Neste tutorial será utilizado o FilleZilla.
Este programa está disponível para Windows e Linux.
Instalando o FilleZilla no Windows
Caso seu sistema operacional seja Windows, para instalar o programa primeiro é necessário baixar o cliente do FilleZilla para Windows, e em seguida realizar sua instalação, que é absolutamente simples e não requer nenhuma configuração adicional.
Instalando o FileZilla no Linux
Se for um usuário do Linux, sua instalação se torna mais fácil, pois é preciso apenas instalar o pacote "filezilla" do repositório (somente distribuições baseadas em Debian).
apt-get install filezilla
Aguarde até que o sistema baixe e instale o pacote.
Configurando uma conta
Ao abrir o programa você irá se deparar com sua interface principal, que compõe de várias partes. A parte superior são os comandos sendo executados, o lado esquerdo é o seu computador local, onde estão os seus arquivos, enquanto o lado direito é o servidor remoto que você está conectado, já a parte inferior é a sua fila de arquivos que estão sendo enviados para o servidor.
Para configurar uma nova conexão, pressione Ctrl+S ou vá até "Arquivo", "Gerenciador de Sites".
Digite o nome do servidor, a porta e informe seu usuário e senha, em seguida pressione conectar.
Caso os dados informados estejam corretos, você será conectado ao seu servidor. Para copiar algum arquivo, basta localiza-lo em seu computador na parte esquerda do programa, e joga-lo para a parte direita em seu servidor.
Conexão por SSH
Caso você tenha um servidor que possua a porta 22 habilitada, poderá fazer a conexão através do protocolo SFTP (SSH File Transfer Protocol), usando apenas o seu usuário e senha do próprio servidor. Para isso basta marcar a opção "SFTP" no FileZilla e informar o host, que é o endereço de IP do seu servidor.
Caso seu servidor seja acessível somente através de arquivos de chave SSH, basta alterar o tipo do logon para "Arquivo de Chave" e informar o arquivo ".ppk". Se você não possui um arquivo "ppk", é possível converter um arquivo "id_rsa" gerado através do OpenSSH usando o Putty.
Considerações finais
- Só é possível acessar um servidor para transferir arquivos, caso o host de destino esteja executando algum servidor FTP. No caso do SFTP, o servidor precisa estar com a porta 22 habilitada.
- Algumas instituições públicas restringem qualquer tráfego fora da porta 80, podendo impossibilitar o acesso ao servidor FTP, certifique-se de acessar de locais onde não há este bloqueio.