Bloquear chip Vivo – Claro – Tim ou Oi em caso de perda ou roubo

Smartphones 16 de Novembro de 2019 às 10:51

Perder o seu smartphone certamente é uma situação muito constrangedora. A situação é ainda pior quando todos os seus contatos e informações pessoais estejam contidas no dispositivo.

Em alguns casos, é possível encontrar ou bloquear o celular utilizando as ferramentas do próprio smartphone, porém nem todos tem a mesma sorte e a única opção que resta é realizar o bloqueio do chip.

Bloqueando seu chip

Bloquear seu número é a primeira coisa a fazer após perder o celular. Para realizar o bloqueio de seu aparelho, tenha em mãos os seguintes itens e documentos:

  • Número do chip perdido.
  • CPF que foi cadastrado no chip após a compra.
  • Em alguns casos os códigos PIN e PUK podem ser necessários.

O código do PIN e PUK podem ser encontrados nos documentos que foram vendidos junto com o seu chip.

Após obter os documentos necessários, ligue para sua operadora.

Operadora Número
Vivo 1058 de qualque r telefone ou 8486 em um telefone Vivo
Tim 144 de um número TIM ou 1056 de um telefone fixo.
Claro 1052 de qualquer telefone
Oi 1057 de qualquer telefone*

Em todas as operadoras, será necessário ouvir a gravação até encontrar a opção de bloqueio de número, e então solicitar esta opção. Você será encaminhado para falar com alguma atendente e então explique o que houve, seu chip deverá ser bloqueado no mesmo momento que você comprovar que era seu.

Bloquear o aparelho pelo IMEI

O IMEI pode ser encontrado na nota fiscal ou embalagem de seu smartphone. Caso você não tenha o IMEI e deseja obter o número para um uso futuro,  abra o discador de seu telefone e digite *#06#, ou remova a tampa traseira de seu dispositivo junto com a bateria e procure por qualquer informação do tipo.

Você poderá solicitar o bloqueio do aparelho junto com o chip, basta ter em mãos o IMEI.

Reclamações

Sempre anote o número do protocolo quando realizar a ligação, pois em caso de problemas com a operadora, é altamente recomendável entrar em contato com a ANATEL e realizar uma denúncia pelo número 1331.


Aviso: Este artigo é apenas um informativo, o tecdicas não está associado de qualquer forma à Anatel ou operadoras de telefonia, portanto não realizamos o bloqueio de números ou sequer prestamos qualquer assistência à isto.

Renan Cavalieri

Analista de Sistemas e autor do tecdicas